Não era dia de mutirão, por isso o número surpreende: 5.456 pessoas compareceram às salas de vacinação nesta quinta-feira (22/4) para receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, a Prefeitura de Contagem já aplicou 32.885 doses, das 59.203 recebidas pelo município, destinadas para completar o esquema vacinal dos grupos prioritários.
Os números mostram que a estratégia da Prefeitura de intensificar a aplicação da segunda dose da Coronavac, obedecendo o prazo estabelecido pelo laboratório, têm dado resultado.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar um posto credenciado para receber a segunda dose. “Essa é a orientação do Ministério da Saúde. Para estar completamente imunizado é necessário tomar as duas doses. Não deixem pela metade, pois assim não conseguiremos avançar na luta contra o coronavírus”, disse.
Na próxima segunda-feira (26/4) é a vez dos idosos de 67 anos que foram vacinados no mutirão do dia 1º de abril receberem a segunda dose da Coronavac. A vacinação com a primeira dose para os idosos a partir de 63 anos também continua nos postos credenciados, das 8h às 15h. Para quem foi vacinado com a AstraZeneca, continua valendo a data da segunda dose indicada no cartão de vacinação. A pessoa deve procurar os postos credenciados e levar seu cartão de vacina.
Vacinado
João Bosco Nunes, de 65 anos, tomou a primeira dose da vacina esta semana, mas assim como muitos, já está pensando na segunda dose do imunizante. “É importante as pessoas prestarem atenção quanto a segunda dose, se passar do tempo, a vacina perde a validade. E é ruim para a pessoa, ela fica desprotegida. Então, nós temos que nos conscientizar e tomar a segunda”, afirmou.
Ele alerta sobre a importância de seguir o calendário e se imunizar. “Esse vírus infelizmente está aí e todos estamos suscetíveis a pegá-lo. Temos que precaver e aproveitar a nossa vacina. Em muitos lugares, as pessoas não vivem essa realidade da vacina e muitos não chegaram nem na hora de tomar”, ponderou ele.
Orientações
Para tomar a segunda dose, é preciso observar o prazo. O intervalo entre as doses da Coronavac é de até 28 dias e da AstraZeneca é de 84 dias.
O idoso a partir de 63 anos que não compareceu o posto de saúde para tomar a primeira dose da vacina na data marcada para início da vacinação de sua faixa etária, pode procurar a qualquer dia da semana um dos postos disponíveis para se vacinar.
Na hora de vacinar, é necessário utilizar máscara e manter o distanciamento social. É exigido que o idoso leve o documento de identidade com foto, CPF, e, aconselhável, um comprovante de endereço.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita somente um acompanhante por idoso para evitar aglomerações.
O idoso deve informar sua condição de saúde na hora de se vacinar. A vacinação deve ser adiada nas pessoas com sinais de infecção em atividade, como a presença de febre e outros sintomas. Como a piora clínica da Covid-19 pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
A vacinação ocorrerá nos postos de vacina abaixo, a partir da segunda-feira (26/4):
REGIONAL ELDORADO Para aplicação das doses 1 e 2:
– CSU Eldorado – Drive Thru – (Rua Portugal, nº 30 – Eldorado) – UBS Jardim Eldorado (Rua Canafístula, nº 245 – Jardim Eldorado) – Escola Municipal Sandra Rocha (Rua Hum, nº 5 – Vale das Perobas) – Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz (Avenida Lisboa, n° 330 – Santa Cruz) – Umei Água Branca (Avenida Seis, nº 300 – Conjunto Água Branca) _
REGIONAL INDUSTRIAL Para aplicação das doses 1 e 2:
– Umei Professora Juvecir Maria de Freitas (Avenida Alvarenga Peixoto, 768 – Amazonas) – Escola Municipal Virgílio de Melo Franco (Rua Iluminosa, 75 – Vila São Paulo) – UBS Bandeirantes (R. Oito, 20 – Santa Maria) – UBS Vila Diniz (R. Osório de Morais, 957 – Vila Diniz) – Escola Nossa Senhora Aparecida (R. Uruguai, 259 – Industrial) __
REGIONAL NACIONAL Para aplicação das doses 1 e 2:
– Escola Estadual Ministro Miguel Mendonça (Rua Benjamim Constant S/N – Nacional) – Igreja Adventista (Rua Búzios, 58 – Estrela Dalva) – Anexo da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição (Rua Henriqueta Mendonça Rigolon, 40 – N. Sra. da Conceição) __
REGIONAL PETROLÂNDIA Para aplicação das doses 1 e 2:
– Escola Municipal Izabel Nascimento (Rua Refinaria União, 194 – Petrolândia – Entrada pela Rua Oleoduto nº 200) __
REGIONAL RESSACA Para aplicação das doses 1 e 2:
– Umei Beija-Flor (Rua Rubi S/N – ao lado da UBS São Joaquim – em frente ao número 803 – São Joaquim) – Escola Municipal Maria Silva Lucas, ao lado da UBS Laguna (Rua Bragança, 872 – Jardim Laguna) – UBS Arpoador (Rua Mariana, s/n – Arpoador)
_
REGIONAL RIACHO Para aplicação das doses 1 e 2:
– UBS Sesc (Rua Padre José Maria Deman, 805 – Novo Riacho) _
REGIONAL SEDE Para aplicação das doses 1 e 2:- UBS Centro – CAD (Avenida Prefeito Gil Diniz, 401 A – Centro) - Umei Bernardo Monteiro – (R. Wilson José de Souza, 30 – Bernardo Monteiro) - Escola Municipal Eli Horta – (R. Profa. Neuza Rocha, 406 – Centro) - UBS Praia – (R. do Registro, nº 1676 – Praia) __
REGIONAL VARGEM DAS FLORES Para aplicação das doses 1 e 2:
– Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar (Rua Picassu, 275 – Icaivera) – Umei Nova Contagem (Rua VL6, 789 – Nova Contagem)
Repórteres Vanessa Trotta Batista e Milla Silva
Fotógrafa Janine Moraes